Moda Retrô e Vintage //

Você sabe a diferença?!

Então vou te contar um pouquinho.

A diferença do vintage e retrô /

MODA VINTAGE

A moda vintage é uma forma de reviver as tendências do passado, além de ser um estilo único.

Na verdade são peças e referências de roupas que realmente foram produzidas de décadas passadas, e que hoje, são verdadeiros clássicos. O vintage envolve peças que foram feitas há muito tempo, para se considerar uma peça originalmente vintage, ela precisa ter sido produzida no mínimo, há 20 anos!

Período que já podemos considerar seu estilo vintage, nos períodos de 1920 até no máximo, 20 anos atrás.

Muitas vezes tidas como sinônimos, as duas palavras têm diferença de significado, mas o retrô também tem o mesmo objetivo, uma moda aparentemente antiga, mais clássica, chique, atemporal, com um toque até da atualidade, porém mantendo o foco principal, ser uma peça vintage, estilosa e cheia de personalidade, mantendo o aspecto antigo.

 

A história, a beleza e a riqueza por trás desse estilo.

A moda vintage é um estilo único. Através dela, você encontra não só modelos, mas tecidos, botões, cores, fitas e detalhes que pertencem a distintas épocas e lugares, com qualidades e acabamentos quase não vistos mais hoje.

Fazendo com que esta peça se torne ainda mais emocionante e especial. Todos os detalhes fazem ela ser única, e continua sendo tão chique e valorizada nos dias atuais. É um verdadeiro achado quando nos deparamos com peças dessas décadas.

A moda vintage é algo verdadeiramente antigo, mas que até hoje permanece em alta na moda. Além disso, por outro lado, o retrô se define por ser o novo com um aspecto antigo. Um exemplo do retrô é quando uma marca faz uma releitura de algo que já foi tendência.

A moda Retrô //

O estilo retrô, na verdade, se trata de uma moda que trabalha com peças produzidas atualmente, mas que buscam um design clássico pertencente aos anos anteriores. Já o vintage envolve peças realmente fabricadas há muito tempo.

Nada mais é, que uma tendência na moda que envolve a inspiração e/ ou a recriação de estilos de moda do passado.

A moda retrô e vintage, nos proporciona uma gama de estilos e elementos de design, desde roupas e acessórios até penteados e maquiagem.

Se você não gosta de arriscar muito, mas ama ou gostaria de experimentar um estilo vintage, mas mantendo sua personalidade, uma boa forma de vivenciar esse estilo, é apostar em acessórios, até mesmo uma maquiagem, um sapato mais retrô, até mesmo um lenço decorando sua bolsa, seu cabelo, ou até mesmo seu pescoço, há várias formas de colocar um pouquinho desse estilo único em nossos looks.

A moda retrô é uma forma de homenagear e reviver a estética e o estilo de épocas passadas.

Geralmente pessoas que amam esse estilo, se pudessem voltariam décadas para reviver essa época ( eu sou uma delas rs), e tem muito interesse pela história da moda ou simplesmente como uma forma de se destacar da moda contemporânea.

 O que faz a peça ser vintage e não retrô? Muito simples: a idade.

E claro, se estendo a estilos de vida mesmo, como decorações de casa, gostos pessoais, e tudo que envolve esse design, na verdade, viver e gostar desse estilo, demonstra muito um apreço pelo antigo, pela história, por algo que tem uma profundidade e originalidade. Sem contar, um estilo realmente diferente dos atuais.

A moda vintage, retrô e o brechó //

Eu não poderia deixar de acrescentar um breve comentário nesse post, se tratando dessa moda e desse estilo, é que pra quem ama essa atmosfera e essa essência, encontramos bastante peças originais dessas décadas, até mesmo bastante inspirações, como a moda retrô, nos brechós, um espaço predominante onde a cultura, estilos , roupas e acessórios são encontrados fortemente neles.

Por isso o brechó é algo encantador, ali, em suma, é onde podemos encontrar facilmente peças únicas e cheias de histórias.

É um estilo de vida encantador. Por isso que tem brechós, inclusive, especializados em peças mais antigas e exclusivas, apesar da gama do acervo que o brechó nos disponibiliza, peças com essas características ainda ‘dominam’ o brechó.

E hoje, por tido a experiência maravilhosa e enriquecedora para mim, de ter aberto um Brechó, e poder desfrutar desse novo universo, meu foco não é apenas ficar na atualidade ou acompanhar moda e tendências, pelo contrário, continuarei a tradição de ter peças únicas, exclusivas, antigas, clássicas, atemporais, vintage, meu trabalho hoje, com muito carinho, é manter a essência da minha história, como histórias que até hoje estão eternizadas, sempre respeitando meu estilo, o estilo do brechó, da Marca, inclusive, até as primeiras peças fabricadas exclusivamente e personalizadas para a Veeta, foi inspirada na moda vintage. E agora, só vamos acrescentar mais ainda nessa jornada.

Em pensar que apenas uma peça é capaz de nos transmitir tanta coisa. É por isso que a arte, a moda, tudo que escolhemos para fazer parte de quem somos, seja da nossa vestimenta à nossa decoração de casa, é uma forma de autoexpressão de quem somos.

Até breve para mais curiosidades e histórias sobre o mundo da moda, mas em especial à moda antiga.

E pode me contar o que você achar desse estilo, que envolve na verdade, tantas coisas, é uma gama de histórias riquíssimas em sua cultura, muito bom refletir e ter várias opiniões acerca deste tema, espero que tenha gostado, é um breve resumo.

Bjs da Jú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras