Minimalismo, na vida, e na moda.

A importância que o minimalismo, trouxe na minha vida, e que hoje, é considerado um estilo de vida. E que na verdade, é um conceito bem mais antigo do que imaginamos.

A palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX, e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão.

Os movimentos minimalistas possuem grande influência nas artes visuais, no design, música, e até tecnologia.

É bastante abrangente, mas bem específico, segundo dados e fatos.

Minimalismo – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)

Segundo o Dicionário, significa : reduzir ao mínimo o emprego de elementos e/ou recursos.

Em suma, é realmente um estilo de vida, seja da vida pessoal ao profissional.

E se tratando de moda e o impacto que o minimalismo tem nas nossas vidas, e teve na minha, ela é voltada a uma simplicidade, o menos aqui é mais, mas não necessariamente quantitativos, claro, que é também, mas por outro lado, o minimalismo nos faz escolher e ter coisas, e viver de um modo onde escolhemos com mais exigência e qualidade tudo que nos cerca.

Por exemplo, na moda, trata-se de escolher peças, atemporais, alegantes, de boa qualidade, e que seja funcional para um look casual, até um look mais elegante e refinado. Geralmente com uma paleta de cores neutras(essas cores são mais fáceis e versáteis de usar e combinar) e peças de extrema qualidade e durabilidade, já que o intuito também é o consumo consciente, ou seja, é uma forma maravilhosa para quem busca praticidade.

Isso deixa nossa vida muito mais inteligente e funcional. Facilitando as vezes na escolha de roupas e acessórios para determinada ocasião, e por termos peças e tudo que combine, você não perde tempo, logo ganha praticidade e qualidade de vida.

Na casa por exemplo, ambientes mais neutros e práticos, está ganhando força, até mesmo os amantes da decoração, porque o minimalismo, nos facilita, tanto em ter um ambiente agradável mediante a sua essência, sendo assim mais fácil escolher sua decoração, mobília, inclusive as vezes facilitando e liberando mais espaço , e aquilo que tenha mais a ver com você e o objetivo que busca. Não há uma regra em si. Você pode por exemplo gostar de um ambiente com mais detalhes, com mais peças, e designs, com paletas de cores mais quentes e coloridas, e ainda assim ser funcional e minimalista, porque você compreende seus gostos e suas preferências, facilitando assim, a escolha e a otimização de tempo.

Por isso é fundamental se conhecer, conhecer seus gostos, seu estilo, o que você busca, aquilo que diz sobre você, acúmulo de coisas, geralmente, vem de excesso de falta de conhecimento. Pois adquire-se muitas coisas na qual não combina ou não vai ser funcional.

Há quem ame ter muitas coisas, isso é um campo bem individual, e temos que respeitar, aqui é apenas minha opinião, baseada em informações, estudos, e até no que eu aprendi, tendo esse estilo de vida.

Mas uma pessoa, que tenha uma gama de coisas, e goste de ter muitas coisas, em várias áreas diferentes da vida, sejam elas quais forem, conhecendo seus gostos e seu estilo, fica mais fácil você acertar na hora da compra por exemplo. Seja da decoração da sua casa, ao seu closet.

Fica funcional, escolher peças que facilitem sua vida, te deixe confortável, e nada estressado ao ter que naqueles dias onde você tá super corrida, vem aquela dúvida do que vestir, porque é tanta coisa que não combina, e que as vezes nem faz seu estilo, que só bagunça mais ainda nas tomadas de decisões e poluindo seu ambiente, fazendo você gastar mais tempo, logo, gastar energia também, e ninguém quer isso, não é mesmo?!

Mas isso é algo individual e tem que combinar com a essência da pessoa, há quem não se identifique com esse estilo, e há os que acharam que não iriam se identificar e não querem outra vida rs, como eu por exemplo.

Na verdade, quando eu me aprofundei mais nessa temática, e fui estudar sobre, já percebia que praticava o minimalismo, olha que interessante, por não saber deste movimento, desconhecia totalmente seu objetivo, apesar da palavra ser bem explicativa.

Mas eu compreendi que detestava ter muitas coisas, coisas essas, claro, a toa, não sou nada acumuladora, e detesto perder tempo, para você ter uma ideia, quando vou às compras, e tenho que escolher algo, me dá até um calafrio rs, e quando errava na compra, e tinha que voltar para trocar ou escolher outra coisa, isso se tivesse, nossa, cansei só de lembrar.

Então eu sou muito prática, gosto da casa com poucos móveis, com uma iluminação boa, um aspecto mais clean, digamos assim, isso não fica atrás do meu closet também.

Que por sinal, só pratiquei e vivo o minimalismo hoje, porque tive que entender quem eu era, e meus gostos, porque como eu iria montar um estilo de vida funcional, seja minha casa, meu trabalho, meu closet, se eu não soubesse minhas preferências e aquilo que ficava bom em mim, e que me agradava aos olhos.

Então, quando eu encontrei meu estilo, e de cara, me identifiquei com paletas de cores neutras, neutras mesmo rs, na casa, tons de gelo, branco, terrosos, praticidade pura, poucos móveis e claro. E no guarda roupa, aquelas peças que ‘conversem’ entre si. Nossa, que maravilhoso, e olha que isso só me ajudou, pois eu tenho vários estilos, acho que na verdade todos temos, mas é só uma expressão para dizer quem somos através de nossas escolhas.

Então, por mais que eu transite do casual, ao um look clássico, sei que peça pegar, porque já vem ela na cabeça, então escolho aquele vestidinho básico, um salto e vamos para festa, ou aquele dia de reunião e home office, e coloco uma blusa, calça jeans, e um tênis, e está ótimo, nos acessórios a mesma coisa. Escolher peças que funcionem com tudo, e que tenha seu estilo e te favoreça, é incrível.

Pensa se isso não é praticidade.

Sempre me identifiquei com cores básicas, e prática no visual sabe?! Mas também caí naquela armadilha de não saber meu estilo, e comprar coisas que jamais usaria, ou porque era apenas tendência, porque alguém falava, e outras porque eu desconhecia meus próprios gostos, ou seja, além de gastar a toa, acumulava o que não precisava, causando ainda uma desordem, aí fica difícil né?!

Então, eu me encantei por minimalismo, pelo conceito e seus benefícios, como falei, não é pouco, ou muito, é o essencial, e de qualidade.

Por isso a importância de escolher peças boas, de qualidade, que vão durar por um longo tempo. E você não vai enjoar, pois é seu gosto, a não ser que você mude, aí, tá tudo bem, muda de novo ! Só tem que ser feliz.

Minimalismo na Veeta, na Marca

Para descontrair um pouco, quando criei a Veeta, pensei nos detalhes, sabia exatamente as cores, tudo, sério, tudo, claro que ao longo do tempo, fui lapidando e assim será sempre, só que foi tão simples, porque eu já sabia a intenção, o design na minha cabeça, e que ela representaria minha essência e a da musa inspiradora, Dona Elsa, que também usava sem saber, acredito eu, este conceito. Ou seja, bingo, olha que praticidade montar um negócio, com muitos detalhes e conceitos, mas que ao mesmo tempo por saber exatamente meu gosto, a proposta a ser feita, facilitou toda a parte de criação, queria um nome simples que significasse tudo, e assim foi, depois pensei nas cores, e no quesito elementos, queria o mínimo possível.

Então, a Veeta, acabou sendo em suma, minimalista no sentido literal, o design, o projeto, a sua essência, e claro, consequentemente, também minha essência, desde as cores, a simplicidade dos elementos, com um nome simples e forte, mas que ao mesmo tempo atrela tanta coisa. Então sim, o menos pode ser mais as vezes, rs.

Apesar do meu estilo de vida ser minimalista, minha casa, minha vida, meus negócios, meu guarda roupa, não cria uma resistência ao novo, estamos aqui para mudar e sempre vivenciar experiências agradáveis que muitas vezes nos tirem de uma zona de conforto, para algo diferente, nem que seja por uma breve experiência, mas que seja positiva.

Mas se tratando da Loja e do Blog, quero que tenha muitas novidades, reflexões, matérias e muito mais, aqui, quanto mais melhor rs.

Beijos da Jú

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras