Brechó //

Brechó/ Bazar/ Curadoria/ Garimpo

Vamos dar uma volta especial no mundo dos brechós.

Se trata de um espaço/ lugar/ loja, onde são comercializados artigos usados em geral.

Surgiu no Século XIX, quando um comerciante chamado, Belchior, abriu sua primeira loja de artigos usados no Rio de Janeiro, com o tempo, popularizado, como Brechó.

Há uma infinita gama de públicos e preferências no brechó, Uns procuram por preços mais acessíveis, alguns para acharem itens de luxo, e de uma excelente qualidade que não encontraríamos novos, pelo valor já usado/ comercializado. Outros procuram por saber que vão achar peças únicas, exclusivas e originais.

E além disso tudo, as pessoas que estão cada vez mais conscientes e engajadas na sustentabilidade. Pecas que poderiam ser descartadas, são utilizadas novamente, fazendo não só a história circular, como agregar ao nosso meio ambiente.

Realmente, o Universo do Brechó tem crescido exponencialmente, porque quando analisamos, só há vantagens de se tornar adepta a este estilo de vida.

BRECHÓ / BAZAR

Por muitas vezes confundidos como a mesma coisa, porém possuem conceitos diferentes.

Brechó

O brechó é um espaço mais organizado, com peças selecionadas minuciosamente, no qual atribuímos o nome de CURADORIA, para sua exposição, muita das vezes em uma estrutura de loja, boutique, ateliê.

Dos mais simples aos mais luxuosos, existem muitos cuidados acerca do brechó, de suas peças, do seu local, do seu público, dou seu estilo, até mesmo objetivos. É um somatórios de particularidades de cada um.

No brechó, você encontra peças que parecem novas, em verdadeiro estado de conservação, principalmente peças de décadas, histórias, passadas. Verdadeiros tesouros. E hoje até as peças ‘literalmente’ novas, já que as peças ‘ paradas’ de lojas, departamentos, estão encontrando seu espaço até no brechó.

Bazar

Já o Bazar, não demanda de uma estrutura tão organizada e de loja como o do brechó, conhecidos até mesmo por suas ongs, doações, e intuito beneficentes, antigamente feitos muito em garagens, galpões. As peças não chegam a passar numa maioria, por uma curadoria e seleção específica,, e por isso as vezes, costumam ser mais baratas.

Claro, que tem como encontrar peças maravilhosas, boas e de qualidade, mas é necessário um garimpo minucioso.

O que é Curadoria? Garimpo?

Curadoria, vem do latim: ‘ curare’ = cuidar.

É um conjunto de processos que envolve seleção, organização, limpeza, reparo em cada detalhe, sobre as peças e/ou acessórios em geral. É um trabalho minucioso e detalhado. Por exemplo, no brechó, a curadoria exerce um papel fundamental na escolha das peças.

Não é apenas ter e/ou escolher peças de segunda mão, a curadoria para um brechó, busca selecionar, ou o que dizemos de ‘ garimpar’ verdadeiros achados.

A função de um(a) responsável e ‘curador’ de seu próprio brechó, exige um cuidado para escolher os itens, peças, considerando a qualidade, sua conservação, e até mesmo os estilos que farão parte de sua Marca/ Conceito/ Essência, que o brechó vai oferecer.

Para poder proporcionar aos clientes uma verdadeira experiência, onde podemos encontrar peças incríveis, únicas, vintage, até mesmo peças consideradas de Marcas, Grifes e verdadeiros achados com preços acessíveis.

Ainda assim, há toda uma singularidade e personalidade por trás do processo de ser um ‘curador’ e ainda responsável pelo Brechó.

Para se manter fiel á sua essência, estética, estilo, é preciso escolher as peças que numa maioria se encaixem no seu estilo, apesar do brechó, em suma, ser conhecido por peças diferentes, na maioria, antigas, clássicas e vintage. Proporcionando assim naturalmente uma gama de opções de estilos.

Garimpo: Garimpar é o que chamamos para o ato de procurar boas peças nos brechós.

Não é apenas achar boas peças, mas verificar a qualidade, a autenticidade, selecionar, cuidar, precificar( é o processo paralelo ao garimpo, que é a curadoria, citado acima). Trata-se de aprender a como achar as peças que combinam com seu brechó, seu público e com você, é claro. Garimpar pode ser visto como um processo trabalhoso e delicado, mas é maravilhoso, procurar por peças únicas, exclusivas, que são verdadeiras obras de artes. é um trabalho mais que especial.

Isso é só um pouquinho desse universo maravilhoso do brechó, um estilo de vida, e conceito maravilhoso.

Eu como responsável de uma Marca, que agora fizemos a sua extensão, com o Brechó Veeta, e agora planejadora, ‘curadora’ do brechó Veeta, tem sido uma experiência incrível e maravilhosa, estudar, trabalhar, e aprender tanto com esse novo projeto, que além de ser um projeto que envolve todo cuidado e planejamento da essência e da história que o brechó Veeta vai contar, assim como é uma volta ao mundo, com tantos aprendizados, histórias, cultura, artes, gostos. O brechó é uma verdadeira obra de arte por si só.

E eu estarei aqui para dividir um pouquinho de tudo com vocês.

E quando falamos de Moda, não tem como não associar como uma forma de autoexpressão pessoal, que está em constante evolução.

Até mais, bjs da Jú

Brechó Veeta (@brechoveeta) • Fotos e vídeos do Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carrinho de compras